Antes da construção do prédio escolar, onde hoje funciona a E. M. Mestra Fininha, funcionava no Bairro Major Prates, em um prédio alugado, algumas salas de aula.
A construção do prédio escolar, era um desejo antigo das educadoras que trabalhavam na antiga “Escola do Major Prates.” Para isso, as educadoras Irtes Alves Azevedo Lauton, Marfisa Maria Santos Ferreira e Sílvia Fernandes Rabelo, sabendo da existência de um terreno ocioso no recém-criado Bairro Ciro dos Anjos, procuraram o cartório de imóveis para descobrirem quem era o dono do referido terreno. Depois de incansáveis buscas, chegaram ao conhecimento de que o proprietário era o Senhor Ernesto, que na época, era funcionário de Secretaria do Trabalho. Daí então, fizeram contato com este senhor e comunicaram a ele seu desejo. O mesmo, com muita boa vontade, se prontificou em procurar a prefeitura municipal a fim de realizar a doação em prol da construção da escola.
Por falta de recursos, a construção foi por um tempo adiado, até que na gestão do ex-prefeito, Dr. Mário Ribeiro da Silveira, a obra foi consolidada.
Em setembro de 1991 as duas salas de aulas que funcionavam no Major Prates foram transferidas para o atual prédio escolar tendo com precursoras as professoras Gizelda Alves e Eliária Silvana, a assistente de turno Adélia Miranda, a serviçal Dora e a diretora Irtes Alves Azevedo Lauton, sem esquecer, é claro, dos 70(setenta) alunos, aproximadamente que as acompanharam. Nessa ocasião, o pavilhão de baixo estava sendo construído e o 2º pavilhão estava quase terminado. Havia muita euforia, ansiedade e entusiasmo misturado com poeira e barulho dos trabalhadores, mas o objetivo era compensador: a “nova escola”, a nova vida, os novos ensinamentos...
Acredita-se que Dr. Mário, deu á nossa escola o nome de sua mãe, como forma de prestar uma homenagem.
Para fazer jus ao nome recebido a Comunidade Escolar empenha-se para conservar o título de Escola Modelo de Rede Municipal, conferido a escola pelo Prefeito Dr. Mário Ribeiro no ato de sua fundação.
Normélia Cangussú,Tânia Abreu e Rose Freire sentimos orgulhosas por fazer parte de um pequeno capítulo da história deste conceituado educandário, cuja administração do mesmo fundamenta-se no dinamismo, seriedade e comprometimento de sua diretora Heloisa de Oliva Gomes aliada ás vice-diretoras: Kátia Simone de Almeida Melo Reis, Maria Aparecida Alves Durães e Valdira Maurícia Ferreira Rabelo, as supervisoras pedagógicas, secretárias, professores e demais funcionário, onde juntos usufruímos de um ambiente de paz, com harmonia e solidariedade, unidos pelo mesmo ideal: contribuir para a formação intelectual e moral de cidadãos capazes de serem agentes de transformações sociais, não meros espectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário